O que é mentoria reversa

 

* Artigo escrito para o Portal Sucesso Jovem | 31 de Março de 2021

A mentoria reversa ocorre quando jovens viram mentores de executivos para orientá-los em vários tópicos de relevância estratégica e cultural.

E devemos lembrar que mentoria nem mesmo é um tema novo. Para falar a verdade, a concepção de mentoria vem da Mitologia Grega. Para ser mais específico, quando Odisseu, Rei de Ithaca, foi para a frente da batalha na Guerra de Troia, ele entregou os cuidados de sua família para a figura do escravo de nome Mentor, que no que lhe concerne trabalhava como mestre e conselheiro de seu filho Telêmaco. A função de Mentor não era apenas de tutelar Telêmaco, mas de orientar e contribuir para melhor desenvolvê-lo e prepará-lo para que ele pudesse enfrentar as responsabilidades que teria de assumir posteriormente.

A partir daí a palavra Mentor passou a ser utilizada para designar um orientador, conselheiro, amigo, tutor, professor e homem sábio e os papéis de mentoria não mudaram drasticamente desde aquela época. Toda a ideia de mentores não só permaneceu, como também passou a ser aplicada pelas organizações.

Porém, na mentoria reversa acontece exatamente o contrário: funcionários mais jovens acabam por oferecer uma nova perspectiva sobre tecnologia, mídias sociais, inovação, novos modelos de trabalho e até mesmo para ajudar executivos e organizações a ajustarem o seu “tom de voz” e posicionamento, pois muitas empresas tradicionais ainda acabam por ser muito formais quando conversam com clientes e esse não é o melhor caminho quando lidamos com pessoas tão conectadas ao mundo digital.
...
Confira o artigo completo no Portal Sucesso Jovem.