Aprendizado do 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMIRS


Essa semana participei e atuei como voluntário no time de comunicação do PMIRS para cobrir o 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos.

Foi um momento excelente, com palestras enriquecedoras e que ajudaram a "afiar o machado do conhecimento" e ficar por dentro das tendências que o gerenciamento de projetos tem pela frente.

Dessa vez a postagem é diferente!

Como fizemos uma cobertura sensacional em tempo real, os resumos que apresento aqui são unicamente as notas que tomei durante as palestras.

Espero que goste!

PS: Quer ver de forma completa o que nós escrevemos durante o Congresso?
Acesse o site do PMIRS.



1º DIA

Capturing the Value of Project Management Through Organizational Agility 
Cecil White
Cecil White falou sobre as definições de uma organização ágil estar baseada na flexibilidade de seu negócio e de seus membros para responder rapidamente às mudanças. Sua palestra foi um guia de como as organizações podem usar a agilidade para aproveitar a geração de valor que os projetos trazem para seus negócios, desenvolvendo uma comunicação aberta e uma liderança receptiva às inovações. Esse apanhado de elementos formam o que Cecil White chama do Framework para uma Organização Ágil, trazendo no final alguns cases de como uma organização pode gerar mais valor para seu negócio sendo ágil.

O Redesenho do Portfólio Estratégico do Exército (EPEx) 
Coronel Ary Pelegrino Filho
Esta palestra trouxe uma compreensão de como o Exército Brasileiro está organizado para gerenciar seu portfólio de projetos que passa por uma transformação constante para estruturar a forma como esses projetos são moldados e gerenciados, impulsionando o exército de maneira eficiente e eficaz com um constante alinhamento estratégico entre os objetivos brasileiros, objetivos do exército e objetivos individuais dos projetos em um portfólio denominado Braço forte - Mão amiga, lema do Exército Brasileiro.

Painel de Artigos Científicos 
Juliano Freitas da Silva 
Apresentação de artigos científicos premiados e discussão através de um painel mediado por Juliano Freitas da Silva.

SMART TALKS: Apresentação de Cases Empresariais 
Primeiro Smart Talk, falando sobre a educação e a evolução da nossa maneira de pensar, unindo isso aos impactos do nosso pensar no mercado de trabalho e também no gerenciamento de projetos, que possui ferramentas poderosas para ajudar a educação a atingir altos níveis.

Segundo Smart Talk, falando sobre projetos de TI, tempo e sua complexidade ao trabalhar com pessoas. Colocando as pessoas envolvidas no centro do projeto, fez uma reflexão sobre como estamos lidando hoje com essas pessoas que trabalham em nosso projeto e seu engajamento para gerar valor.

Terceiro Smart Talk trouxe uma visão de como unir as oportunidades que podem surgir quando une-se visões e culturas muito diferentes em um só projeto, gerando valor em um só conjunto de ideias.

Painel CIO 
Felipe Soares, Marcelo Mezzomo, Marcelo Schuch Pereira 
O painel conversou bastante sobre o futuro da tecnologia e como o gerenciamento de projetos está conduzindo o que virá pela frente neste futuro que está sendo construído continuamente pela tecnologia da informação.
O futuro da tecnologia irá aproximar áreas de negócio e áreas de tecnologia para gerar valor para os projetos da organização e alavancando as habilidades de negócio dos gerentes de projetos.
O papel do CIO é ser visionário para conduzir a TI rumo ao futuro.

Agilidade e Transformação Cultural na Gerdau 
Télcio Cardoso e Gustavo França 
Discutido o quanto os modelos de negócios estão mudando e como a Gerdau se desafia a fazer sempre diferente para garantir a flexibilidade e as respostas rápidas que o mercado exige.
Os projetos precisam cada vez mais entregar valor rapidamente para garantir que a organização não pare no tempo e seus projetos deixem de fazer sentido.
Atitude empreendedora para a construção de modelos de negócios customizados para geração de caixa autossustentável.
A necessidade de líderes globais com equipes de alto desempenho, sendo globalmente competitivo em custos e produtividade.

Lean Business Analysis: Pragmatismo, Agilidade e Resultados 
Luiz Cláudio Parzianello 
Lean traz a ideia de pensamento enxuto, Lean Business Analysis busca expressar a ideia de mudar e simplificar a forma como os resultados são pensados para gerar valor para as organizações, construindo com qualidade desde o início e evitando etapas desnecessárias que não agregam valor.
Por mais complexo que uma cultura organizacional seja, são as pessoas que formam essa cultura e o palestrante coloca durante sua palestra as pessoas no centro de tudo para o que acontece dentro das organizações.
De forma direta, nada acontece nos negócios e projetos sem as pessoas, que são o centro e a base do sucesso e da geração de valor, e o valor é visto novamente por percepção humana.
Tudo se origina nas pessoas para entender dentro de cada contexto sua percepção de valor do que é feito. 

MotoRide Latin America: Lições de Um Projeto de Aventura em Duas Rodas 
Thiago Ayres e Virgílio Macedo 
A divisão entre vida pessoal e vida profissional cada vez mais deixa de existir e o gerenciamento de projetos aparece em cada momento que vivemos como uma habilidade para a vida.
A palestra explana como o gerenciamento de projetos pode ser integrado às pequenas e grandes coisas em nossa vida pessoal, assim como na profissional, usando cada uma das ferramentas que temos à disposição para fazer isso da maneira mais simples, e que fará o projeto deixar de ser uma simples dor para virar uma ideia, passando a ser projeto e finalmente se transformando em uma solução.
Não importa o tipo ou tamanho do projeto, é necessário entender quais as necessidades e ferramentas desse projeto para poder suprir o que você precisará. No exemplo da palestra, a moto a ser usada para as aventuras será aquela que atenderá melhor às necessidades do projeto e é isso que é levado em consideração para escolher a melhor ferramenta: a necessidade de uso.




2º DIA



A Importância da Liderança na Inovação 
Ricardo Felizzola 
Os casos de sucesso em projetos costumam aparecer quando se tem sucesso na própria liderança, pois é ela quem promove o método e garante o aumento do conhecimento, guiando as pessoas pelo caminho certo.
Tudo muda e no mundo da liderança a dinâmica da mudança é ainda mais rápida, pois o ambiente que envolve pessoas é muito incerto a tempestuoso, pois todos os problemas que podem surgir estão baseados em valores.
Liderar é mover-se junto com as pessoas, seguindo em conjunto para atingir objetivos que são maiores que a individualidade. As pessoas seguem quem elas acreditam e novamente isso remete aos valores individuais certos para ser seguido.
Empresas por mais inovadoras que sejam precisam de líderes para moverem-se no rumo certo.

Tendências Emergentes em Gerenciamento de Projetos 
Angelo Valle 
O palestrante trouxe a ideia da importância do conhecimento e da conexão que o futuro do gerenciamento de projetos deverá trazer para o ambiente corporativo.
Em uma palestra muito descontraída e que trouxe diversos exemplos da disrupção que o gerenciamento de projetos poderá passar pelos próximos anos.
A inovação é o centro de tudo e saber usar métodos inovadores com normas de projetos disponíveis nos ajudam a saber o que deve ser feito e como deve ser feito.

Painel - Gestão de Riscos Corporativos 
Flávio Sohler , Leandro Vignochi , Eduardo Nascimento Cruz 
Mediado por Eduardo Nascimento Cruz, o painel sobre riscos trouxe várias análises sobre a importância de olhar para os riscos que envolvem os projetos e cada vez mais focar na capacitação das pessoas que estão envolvidas com riscos.
As lições aprendidas precisam ser vistas como pontos de fundamental importância ao olhar para os riscos que projetos futuros podem trazer e aprender a usar esses ativos organizacionais como pontos importantes da gestão do projeto do seu início ao fim.

Lean PMO - Construindo modelos de PMO com foco na agilidade organizacional 
Giovana Oliva D´Alascio , Rodrigo Zanotelli Morais 
A palestra demonstrou o quanto é importante entender cada cenário diferente para aplicar a melhor ferramenta ou solução. A apresentação relatou que entender os diferentes cenários foi muito importante para o PMIRS estruturar o seu PMO de forma que pudesse gerar valor e tornar esse PMO uma peça chave para o alinhamento estratégico anual do capítulo, com os projetos que são feitos durante cada ano. 

SMART TALKS: Apresentação de Cases Empresariais 
Primeiro Smart Talk trouxe os novos desafios do gerente de projetos perante a inovação que o mundo tem nos apresentado.
Segundo Smart Talk falou sobre a evolução pessoal e como estamos conectados com tudo o que acontece ao nosso redor a todo instante.
Terceiro Smart Talk comentou as mudanças que métodos ágeis podem provocar nas organizações e como a inovação passa diretamente pela agilidade.

Gestão de Projetos e Riscos em Empreendimentos 
Flávio Sohler 
Essa palestra trouxe uma explanação sobre a importância da gestão de riscos em empreendimentos e como entender a forma que esses riscos irão impactar o projeto no curto, médio e longo prazo.
Apresentando alguns cases, essa palestra mostra na prática a importância de entender que alguns projetos têm diferentes tipos de riscos que precisam ser controlados de maneiras diferentes e estar pronto para essa adaptação constante.

Cases de Utilização de Modelo Tradicional com Métodos ágeis 
Vitor L. Massari, Marsal Melo, Osmar A. M. Pedrozo, Guilherme Souto 
A melhor maneira de simplificar o que é um método ágil é dizer que pegamos um projeto muito grande e quebramos em pequenos entregáveis em um ciclo de melhoria contínua.
A discussão iniciou tentando entender o que diferencia projetos ágeis de projetos tradicionais, focando sempre em entender que a melhor escolha é aquela que irá gerar mais valor para o cliente e para a organização. Não adianta ser ágil, ser tradicional ou ser híbrido se nada disso gerar valor para a organização.
De nada adianta usar métodos ágeis apenas para a organização dizer-se ágil, pois se tal metodologia não gera valor, não adianta utilizá-la. O contexto em que a metodologia está inserido muda toda a sua abordagem.

O Cenário de Gerenciamento de Projetos em um Horizonte de Médio Prazo 
Fábio Giordani 
Essa palestra começou entendendo as tendências que o mercado irá nos proporcionar no curto e médio prazo para entender o cenário complexo que o gerenciamento de projetos estará se inserindo e o quanto o gerenciamento de projetos irá se transformar ao longo desse tempo.
Foi apresentado uma teoria muito interessante chamada de "geração flux", que encaixa as pessoas que, independente da idade ou época de nascimento, é capaz de se adequar ao que há de novo no mundo e estar sempre conectado com o que é tendência entre as novas gerações.

Project Thinking: Inovação na Gestão de Projetos com Design Thinking 
Eduardo Freire 
Eduardo Freire trouxe ideias muito interessantes a respeito do dinamismo que é gerenciar projetos e ao mesmo tempo a complexidade de envolver termos tão diversos de gestão e pensar fora da caixa.
A abordagem do Project Thinking é uma abordagem que utiliza o Design Thinking como pilar, com conceitos de gestão visual, agilidade e neurociência aplicada.
A palestra trouxe muitos conceitos de inovação, design e gestão de projetos unidos para gerar valor para a organização e para equipes com diferentes culturas em seu time.

Organizações e Tecnologias Exponenciais: você já se adaptou a isto? 
Marco Kappel Ribeiro 
A palestra trouxe ideias disruptivas que se tornaram sucesso graças à inovação e a concepção que as organizações têm de querer fazer algo diferente.
Há uma necessidade muito grande de entender que as coisas mudam muito rapidamente e que com isso surge a necessidade de adaptar-se e aprender a fazer as coisas diferente.
Marco Kappel trouxe alguns cases de organizações que souberam inovar e organizações que não tiveram a mesma percepção da necessidade de se reinventar e fazer as coisas de maneiras diferentes.

Melhorando a Tomada de Decisões através de Gestão de Portfólio e Dashboards Analíticos 
Michael Fukuda 
Conexão, mobilidade e compartilhamento foi o centro da palestra que mostrou como a Microsoft está preparada para as novas necessidades de gerenciar projetos em ambientes multiconectados e que geram valor através de dashboards colaborativos para suas as equipes, melhorando a qualidade na tomada de decisões na gestão de projetos, aumentando a agilidade e diminuindo os riscos dos projetos.
Com essa inovação em conectar as pessoas através de aplicativos conectados entre si, a Microsoft demonstra que está preparada para as necessidades das novas gerações que chegam no gerenciamento de projetos.

Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo - Para onde vamos?
Christian Tudesco
O mundo está mudando! É com essa frase que inicia a palestra de Christian Tudesco, que vem para mostrar para os participantes do Congresso do PMI as mudanças que impactam nossas vidas e mudam o mundo que conhecemos ao nosso redor.
Esses avanços que movem a inovação são impulsionados pela tecnologia que também muda constantemente.
As mudanças impactam em tudo o que conhecemos hoje, principalmente ao lembrarmos como funcionava a tecnologia alguns anos atrás. Em resumo, o que mantém uma empresa viva é inovação, pois o sucesso de hoje não garante mais o sucesso de amanhã.
Inteligência sem vontade de fazer acontecer não irá nos levar na direção de nossos objetivos.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

0 comentários:

Postar um comentário