Palestra: Como as Artes Marciais Podem Contribuir Para a Gestão de Projetos, com Leandro da Rosa



Neste sábado (04/06/2016) foi dia de mais um Almoço com Projetos do PMI Rio Grande do Sul.

Em um ambiente especial para networking, o PMI realizou (como sempre) um evento único e muito bem organizado.

O evento proporcionou a todos os seus convidados a troca de ideias e o incentivo para que negócios aconteçam.

Neste evento, tivemos duas palestras. Para saber mais sobre a palestra "O Poder do Networking" clique aqui.

Leandro da Rosa é fundador da Shinsei Kan, uma empresa de mentoring e gestão de projetos.

Antes de começar sua palestra, Leandro fez um exercício excelente de Mindfullness, para controlar a respiração e a ansiedade. Percebeu-se com esse simples exercícios de poucos minutos, que são coisas simples que não lembramos em nossa dia a dia.

Falando por minha geração, mais jovem, somos muito ansiosos e não entendemos a importância de ter paciência e controlar nossa ansiedade e nosso imediatismo.

O imediatismo pode nos fazer tomar as decisões erradas nos momentos errados, então esses simples exercícios para controle da ansiedade, pode alterar a ótica que enxergamos a pilha de tarefas e desafios do dia a dia.

Na palestra, Leandro trouxe sua experiência com Artes Marciais unida a sua experiência profissional em gestão de projetos para compartilhar conosco.

Essa palestra teve diversos ensinamentos sobre a essência que constrói a verdadeira arte marcial, totalmente diferente dos shows (como UFC) ou esportes em geral, colocando em foco principalmente a efetividade para vencer. O golpe único e certeiro, podemos dizer assim.

Para que fique mais claro esses ensinamentos que pude tirar da palestra, eles estão subdivididos em tópicos que deixam claro e guiam como o ensinamento das artes marciais pode trazer benefícios para a gestão de projetos.

Tirei lições muito interessantes dessa palestra do Leandro e espero que, com esse breve resumo, você também possa tirar algum aprendizado.

TOMAR A DECISÃO

Para que isso possa ser trazido para a vida real, basta lembrar de que tomar a decisão é fundamental para um gestor, sem postergar a escolha de qual caminho a ser tomado é o correto.
É fundamental que você tenha a mente preparada para tomar a decisão certa no momento certo.

CONFIANÇA

Outro principal fator a ser levado em consideração é a confiança naquilo que você faz e nas pessoas que estão com você. Os mais variados projetos são conduzidos com pessoas e por pessoas, portanto é fundamental ter confiança na equipe que está junto com você.
Todo relacionamento deve começar com confiança entre as pessoas envolvidas.

FOCO

Não somos feitos para fazer mil coisas ao mesmo tempo, portanto é essencial que tenhamos foco para fazer aquilo que precisa ser feito na hora certa.
De nada adianta fazer dezenas de atividades ao mesmo tempo, se nada é feito com qualidade.
Decida o que deve ser feito e simplesmente execute (Getting Things Done).

RESPEITO

Respeito deve ser a base de todas as atitudes que temos e ações que tomamos. No gerenciamento de projetos, iremos nos deparar com os mais diversos desafios interpessoais e com diferentes tipos de pessoas entrando em contato, que farão nosso controle emocional ser posto à prova algumas vezes.
Se tivermos o respeito como base desses relacionamentos, ficará mais simples conduzir os relacionamentos e separar o que é certo e o que é errado.

SUPERAR O MEDO

Para atingir os objetivos que estamos nos propondo diariamente é fundamental que estejamos preparados para superar nossos medos.
Muitas vezes, os medos que nos cercam fazem nossa vida ficar estagnada e temos receio de dar o próximo passo. É necessário perder isso!
O medo trava você, mas você é mais forte do que ele. Com a mentalidade certa e focada em seus objetivos a longo prazo, você será capaz de aprisionar seus medos e tornar-se ainda mais forte para vencer suas batalhas.
Saia da zona de conforto, perca seu medo!

HUMILDADE

Não começamos por cima e nem mesmo quando estamos no topo somos tão bons a ponto de parar de aprender.
Aqui tirei uma lição sensacional da palestra do Leandro, principalmente com o exemplo da própria arte marcial que ele citou: Ele era faixa preta, porém ficou certo tempo sem treinar e praticar. Ao voltar para os treinos, ele voltou para a faixa branca, para o fim da fila. Humildade para reaprender e buscar aquilo que ele perdeu no tempo sem prática.
Isso pode ser pensado para diversos momentos de nossa vida, que achamos que somos bons em algo, quando na verdade, deveríamos voltar para o final da fila e aprender novamente as lições mais básicas novamente. Exemplo sensacional de humildade.

PERSISTÊNCIA (SEM ANSIEDADE)

Nenhum objetivo grande virá do dia para a noite. Para atingir a posição de vida que você tanto sonhou, precisará ter muita persistência para vencer os desafios que virão no caminho.
A estrada para o sucesso (independente do que seja a definição de sucesso para você)  é um jornada longa e nem sempre em linha reta.
Não tenha ansiedade para que os resultados venham logo, no começo as coisas são mais difíceis e sua única alternativa é continuar acreditando no seu objetivo e ir trabalhando forte para atingi-lo.

POSICIONAMENTO

Assuma e mantenha seu posicionamento de vida. Ter um posicionamento claro e definido perante as adversidades do dia a dia é muito raro atualmente.
Mantenha esse posicionamento baseado no seu caráter e nas suas crenças pessoais, sem passar por cima das pessoas e principalmente tendo humildade para aceitar os momentos que seu posicionamento estiver errado.
Não é feio ter o posicionamento errado, desde que você assuma seus erros. Feio é não ter um posicionamento.

ESFORÇO

As conquistas de sua vida não virão do dia para a noite. Para atingir o resultado que você espera e conquistar os seus objetivos é necessário um esforço acima da média.
Em resumo, tenha em mente que para viver o conforto da sua vida dos sonhos, terá que passar pelo desconforto de um árduo trabalho e muitas gotas de suor.

FIDELIDADE

Tenha fidelidade com seus sonhos para não desistir deles e realmente batalhar muito forte para atingir o que você espera.
Tenha fidelidade com as pessoas que estão à sua volta, para passar para elas a confiança que você gostaria que transmitissem para você.
Por fim, tenha fidelidade consigo mesmo para atingir os resultados e a vitória que você busca, sem mudar o verdadeiro valor que você carrega consigo ou a pessoa que você é.

CARÁTER

De nada adianta sonhar alto e trabalhar com força e dedicação se você não tem caráter para conduzir suas atividades.
No dia a dia, verá que um profissional de caráter pode ter muito mais valor do que outros com exímios currículos e preparação técnica.
Se você puder alinhar os dois, terá um diferencial incrível para sua vida e sua carreira.
Acredite, habilidades técnicas e comportamentais até podem ser aprendidas, mas mudar o caráter nem sempre é possível.



Com essas lições, em resumo, você pode perceber o quanto essa palestra foi enriquecedora.

Perceba o quanto se faz importante na carreira do gerente de projetos ter a união dos mais diferentes conhecimentos, experiências, filosofias e informações que permitem que ao gerir um projeto, tenha uma maior gama de ferramentas e modelos para aplicar.

Gestores não precisam ser iguais e nem seguir receitas de bolo para alcançarem seu sucesso na profissão e com o tempo acabam percebendo que as mais diversas habilidades aprendidas durante a vida, lhe trarão a importante experiência e conhecimento na hora de tomar importantes decisões.

Construa sua imagem com base no caráter e na confiança. Assim, quando você atingir suas vitórias poderá se orgulhar com honra de seus resultados.

Busque participar de eventos e palestras que possam enriquecer sua mente e melhorar cada vez mais sua preparação para buscar seus sonhos.

Em ambientes propícios para o Networking como o PMI, que conheci pessoas como o Guilherme Souto, que tem me dado dicas incríveis para as mais diversas áreas da minha carreira e vida.

Inclusive, tem me dado conselhos importantíssimos para que artigos como esse possam ser colocados no ar da melhor forma possível.

Você que é jovem assim como eu, entenda a importância de ouvir pessoas experientes que podem contribuir para seu crescimento e lhe auxiliar nas escolhas certas.

Não tenha dúvida de que as mais diversas áreas de sua vida poderão evoluir muito com pessoas certas lhe dando feedbacks e mentoria.

Sucesso!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Um comentário:

  1. William Meller, muito grato pelo teu excelente texto!
    Fico feliz em receber um feedback desses, pois esse é um dos maiores motivadores para continuar nesse caminho.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir