Ciclo de Palestras PMDay Engenharia do PMIRS




Hoje participei do PMDay Engenharia, edição 2016, do PMIRS.

Posso dizer com sinceridade para vocês, que não tenho conhecimento de engenharia e essa "não é minha praia", mas cases e ensinamentos não se aplicam somente a áreas específicas, se soubermos tirar o melhor aprendizado deles.

Muito da filosofia dos esportes, por exemplo, pode ser usada para gerenciar pessoas. A filosofia da guerra pode ser utilizada para gerenciar negócios. E por aí vai...

Quando falamos de gestão de projetos então, isso se estende ainda mais.

Confira um pouco mais sobre as palestras que pude assistir em mais este evento do PMIRS.

Juan Pedro Normey Almeida: Planta Sahagun - Como o Gerenciamento de Projetos Contribuiu Para o Sucesso do Projeto


João Pedro Normey Almeida veio representar a empresa Gerdau nesta palestra que nos trouxe um pouco mais sobre esse projeto grandioso que foi construído pela gigante do aço, no México.

A Gerdau tem uma excelente cultura de gerenciamento de projetos muito bem estabelecida, utilizando as práticas do PMI mais especificamente desde 2000, com a utilização em paralelo das práticas de gestão de projetos IPA (Independent Project Analysis).

Para que isso funcione de forma eficaz e eficiente, a empresa adotou uma documentação muito bem estabelecida e processos muito bem desenhados para controlar seus projetos, desde a seleção de qual projeto deverá ser executado até sua finalização.

E ainda por cima, atrás de cada uma das etapas que o projeto passa, há um processo de QA (Quality Assurance) que garante que o projeto está dentro das normas de qualidade exigidas pela empresa.

Aqui temos uma lição muito valiosa que poderíamos trazer para nossa realidade: Não seria maravilhoso se todas as empresas tivessem a cultura de gerenciamento de projetos bem estabelecida e documentada, fazendo com que os projetos selecionados realmente possam ir de encontro às estratégias macro da empresa?

Vale salientar a organização e comprometimento que a Gerdau conduz o gerenciamento de projetos, garantindo que todos os diversos projetos da empresa sejam entregues dentro de todas as limitações que foram impostas.


João Gabriel Diniz: Jogos Mundiais Militares - A Importância da Cultura de Gerenciamento de Projetos Para o Sucesso do Evento


João Gabriel Diniz começou sua palestra elencando dicas interessantes para a formação do gerente de projetos, salientando que não há uma graduação específica para formar um grande gerente de projetos (ele é formado em Biologia).

Salienta ainda, que para formar qualquer profissional, basta uma boa combinação de CHA:

C - Conhecimento
H - Habilidades
A - Atitudes

João ainda lembrou o quanto a cultura de gerenciamento de projetos é importante para nossos empreendimentos no país serem erguidos com menos falhas e que possamos ver mais êxito em projetos dos mais diversos tipos e tamanhos.

O brasileiro possui uma característica que o diferencia dos demais ao gerenciar projetos: O improviso. Isso pode ser considerado muito bom, pois somos criativos para improvisar e achar soluções para os problemas ao longo dos projetos.

Mas lembre-se sempre: Muito melhor que improvisar, é planejar bem e não ter sustos ao longo do projeto.

Ao falar de sua experiência com os Jogos Mundiais Militares, João lembra o quanto foi desafiador treinar militares experientes para uma cultura de gerenciamento de projetos. Porém, a disciplina militar foi um ponto positivo para que os processos pudessem ser feitos da melhor maneira possível.

O maior responsável para que a gestão do projeto desse evento pudesse acontecer da melhor  maneira possível, foi a estruturação de um PMO que garantiu que o projeto estava andando como deveria e ainda com um melhor acompanhamento de todos os processos que ocorriam durante o decorrer do projeto.

Rogério Severo: Lean Construction na Gestão de Projetos de Engenharia


Cada vez mais o Lean Management nos mostra como pode ser responsável por grandes mudanças e resultados incríveis em qualquer área que for aplicado.

No caso da engenharia, o Lean Construction apresentado por Rogério Severo da Technique Engenharia, é uma forma diferente de pensar na gestão de projetos dos mais diferentes tamanhos.

O primeiro passo para que isso possa funcionar é lembrar que os projetos são construídos por pessoas, então é necessário uma mudança na forma de pensar de quem está envolvido no projeto.

O Lean possui uma fácil implementação, mas é necessário desde o começo, treinar o time para um pensamento enxuto!

Ainda é muito importante para que essa mudança de paradigmas tenha êxito, compreender as limitações de gerência do projetos e os objetivos do projeto em si,

O Lean Construction prega uma visão diferente do valor das atividades ao longo do projeto e em toda a cadeia de valor que o cerca, garantindo um fluxo contínuo e eficiente de atividades com uma produção puxada de cada uma delas.

Os resultados obtidos estão ligados a redução dos custos devido a programação antecipada e detalhada de cada tarefa e ainda garante com isso um melhor aprendizado de produtividade para as próximas obras.

Silvia Somenzi: Comunicação com Maturidade


Essa palestra sobre comunicação com maturidade trazida por Silvia Somenzi da Soluzzione, trouxe uma visão bem interessante sobre a forma como a comunicação acontece em qualquer ambiente. 

Fez um paralelo da comunicação feita de forma eficiente e as diferentes percepções que podem surgir a partir dessa comunicação.

Percepções equivocadas geram grandes problemas de comunicação.

Por isso, é fundamental que a informação possa ser transmitida com a maior qualidade possível, lembrando sempre que sem uma comunicação de qualidade, todo um projeto pode ir por água abaixo.

Uma comunicação com maturidade ocorre quando adaptamos nossa linguagem ao diferente tipo de público que recebe essa informação.

Conhecendo o perfil do público que estamos falando, podemos trabalhar melhores formas de fazer com que a mensagem que queremos transmitir chegue da forma correta, sem gerar percepções equivocadas ou erradas sobre o que foi dito.

Comunicar-se com as pessoas da forma correta é a chave para garantir êxito em nossas atividades ao longo da carreira, seja qual for a área de atuação.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

0 comentários:

Postar um comentário